Blog

Os doguinhos entendem as broncas?

29 | ago - Postado por: Planet Dog Resort

 
Se você tem cão, já deve ter chegado em casa depois de um dia cansativo de trabalho e encontrado tudo virado pelos avessos – cortesia do seu pet, é claro.
 
Nessas situações, reagir de forma intemperada, gritando com o animal e dando uma grande bronca nunca resolve, pois esse comportamento só irá deixá-lo com medo de você e alterar sua personalidade.
 
O ideal é que o dono do pet dê a bronca sim, para mostrar que ele fez algo errado, mas não de modo agressivo. Além disso, é preciso ter em mente que se a repreensão for feita muito depois tempo da “arte”, o cão não entenderá o motivo da atitude do dono.
 
É fundamental enfatizar que em hipótese alguma a agressão deve ser considerada como uma opção, pois violência gera mais violência, enfraquecendo a relação entre dono e cão e fazendo com que o pet sinta-se ameaçado ao interagir com seu tutor.
 
Faça um esforço para entender as motivações do seu cão por trás de alguma situação que não é frequente. Xixi no tapete, por exemplo, pode significar um problema de saúde ou um chamado por atenção.
 
O que não pode ocorrer é que você tire conclusões precipitadas por falta de paciência, dando broncas desnecessárias quando o que seu cachorrinho mais precisa é, na verdade, de mais amor e compreensão.