Blog

O que PODE e NÃO PODE dar de comer para seu bichinho.

15 | ago - Postado por: summer

Hoje, vamos falar sobre alimentos que são seguros e adequados para o consumo dos nossos amiguinhos peludos, e também aquelas que devem ser evitadas a todo custo.

O que PODE dar de comer para o seu bichinho:

Plantas: Gérbera, bromélia, pilea, maranta, peperômia, suculenta, orquídeas, vaso de alecrim, bambu, camomila, capim limão, erva de gato, girassol, hortelã, lavanda, manjerona, alegria-dos-jardins  e tomilho. 

Cenoura: Uma ótima opção de petisco natural e saudável para cães. A cenoura é rica em fibras, vitaminas e antioxidantes, que ajudam na saúde digestiva e na imunidade.

Maçã (sem sementes): São uma fonte de vitaminas e fibras, mas lembre-se de retirar as sementes, pois contêm pequenas quantidades de cianeto, que podem ser tóxicas para os cães.

Banana: Além de ser uma delícia, é uma excelente fonte de potássio e vitaminas.

Abóbora: Ótima para regular o sistema digestivo dos cães e é uma fonte de fibra ideal para ajudar em casos de diarreia ou constipação.

O que NÃO PODE dar de comer para o seu bichinho:

Plantas: Tulipa, lírio-da-paz, hortênsia, violeta, antúrio, azaléiz, bico-de-papagaio, comigo-ninguém-pode, copo-de-leite, espada de são jorge, coroa de cristo, costela-de-adão, dedaleira, erva-moura, hera, espirradeira, palma de ramos, mamona, hibisco, dama da noite e narciso

Chocolate: Um dos alimentos mais tóxicos para cães. Contém teobromina, que pode causar problemas cardíacos e neurológicos graves.

Café e chá: A cafeína é igualmente perigosa e pode causar sintomas como taquicardia, tremores e convulsões.

Uvas e uvas-passas: Essas frutas podem causar insuficiência renal em cães, portanto, devem ser evitadas completamente.

Cebola e alho: São tóxicos para cães e podem levar a danos nas células vermelhas do sangue.

Lembre-se sempre de verificar se algum alimento novo que você pretende oferecer ao seu cão é seguro para consumo. Além disso, algumas raças e indivíduos podem ter alergias ou sensibilidades específicas, por isso é importante ficar atento a qualquer sinal de reação adversa.