Blog

O que pode causar a dermatite canina?

29 | nov - Postado por: summer

A dermatite canina é uma doença de pele muito comum entre os peludos. Qualquer cachorro, independentemente de idade e raça, pode apresentar sintomas dessa doença de pele.

Algumas raças específicas têm uma predisposição genética maior a ter diversos problemas de pele, que incluem a dermatite canina — por isso, os donos devem estar sempre atentos aos sintomas da doença.

O que pode causar a dermatite canina?

Diferentes agentes podem desencadear esse quadro no seu bichinho, e é importante que o tratamento seja baseado no diagnóstico correto do que gerou essa condição.

Os causadores da dermatite vão desde uma simples picada de pulgas até problemas hormonais, passando pelo contato com produtos químicos utilizados para deixar o espaço do pet higienizado, por exemplo.

Quando filhotes, alguns cães apresentam quadros de dermatite por causa de micoses (fungos). Isso é comum pois, assim como os bebês, a imunidade do pet ainda está sendo formada. Outro agente muito comum são as pulgas: elas podem provocar alergias em cães de qualquer idade.

Produtos químicos também podem ser um causador dessa condição. Para esta classe de materiais, e por serem produtos que podem ser facilmente encontrados dentro de casa, é preciso ter um cuidado redobrado.

Itens como detergente, sabonetes, solventes, borrachas, inseticidas, perfumes, corantes, cigarros, ácidos, fibras sintéticas, entre muitos outros, quando em contato com a pele do peludo, também podem desencadear um quadro de dermatite canina.

Existem ainda outros diversos fatores de risco que podem causar a doença, mas com alguns cuidados e hábitos preventivos, é possível minimizar os riscos de infecção. Porém, caso seu cãozinho acabe pegando a doença, orientamos fortemente uma visita imediata a uma clínica veterinária para um início de tratamento mais eficaz.