Blog

Cuidados com a saúde mental do seu amiguinho

15 | maio - Postado por: summer

Os nossos pets, assim como os humanos, são suscetíveis ao desenvolvimento de problemas relacionados à saúde mental. Contudo, isso ainda não é de conhecimento da maior parte dos tutores, que acaba por vezes negligenciando sinais e adotando hábitos prejudiciais aos cães e gatos.

A saúde mental dos nossos amigos deve ser levada em consideração tanto quanto os principais problemas físicos que podem ocorrer durante as suas vidas. Para isso, é de extrema importância um trabalho de conscientização.

Deve-se partir do pressuposto que os nossos pets são animais de natureza muito sociável, no caso dos cães, ou extremamente sensíveis, no caso dos gatos. Devido a esses fatores certas situações do cotidiano do animal e, até mesmo do seu tutor, precisam ser revistas.

Confira abaixo situações que podem agravar a saúde mental dos seus pets.

Falta de socialização

Os cães necessitam se inserir em ambientes em que seja possível a interação com novos espaços, pessoas e outros animais. Essa prática pode ser adotada em uma simples caminhada pelo bairro.

Longos períodos de tempo sozinho

A solidão para os cães pode ser um dos principais desafios e causadores de problemas relacionados à saúde mental dos pets. A alternativa para essa situação pode ser o investimento em hotéis para cães ou babás para pets que podem acompanhar o animal durante os períodos de ausência do tutor.

Falta de brinquedos e enriquecimento ambiental

O ambiente em que o animal está inserido também possui grande influência em sua saúde mental. A falta de brinquedos ou de um enriquecimento ambiental causa o pouco estímulo mental no pet, o que traz consequências a longo prazo para quadros de ansiedade ou depressão.