Blog

Como evitar que meu cachorro lata de maneira excessiva?

29 | maio - Postado por: summer

Seu cachorro está latindo muito? Por mais que nós amemos esses mini queridos, às vezes fica difícil lidar com todos aqueles latidos. Mas para saber como lidar e até evitar que seu cão lata excessivamente, primeiro precisamos entender porque isso acontece. 

Raça: O latido é uma das principais formas de comunicação dos cachorros, porém existem raças mais propensas que outras, como: Cockers Spaniel,  Beagles, Yorkshires, Shelties, Schnauzers miniatura e Border Collies. Apesar disso, não significa que os latidos não possam ser “controlados”, mas sim que é algo comum dessas raças. 

Tédio: deixar os animais muito tempo sozinhos ou sem nada para fazer pode provocar comportamentos “rebeldes”, ou seja, ele passa a latir excessivamente ou até ter outras atitudes como destruir objetos. Isso é uma forma de chamar a atenção. 

Território: quem nunca passou na frente de um portão e se assustou com algum cachorro latindo. Esses animais são chamados de territorialista e latem como uma forma de medo ou para mostrar que aquele é o espaço deles. 

E como evitar que meu cachorro lata de maneira excessiva?

Não grite: pode ser bem estressante ter que lidar com os latidos excessivos, mas gritar não é a melhor saída. Muito pelo contrário, isso pode piorar a reação do cão e fazer com que ele lata ainda mais. 

Evite o tédio: promova atividades que os mantenham entretidos, mesmo quando você não está em casa, pode ser uma boa forma de diminuir os latidos. Para isso, invista em brinquedos ou atividades como enriquecimento ambiental. 

Reforço positivo: ensina de forma que o cão associe bons comportamentos a recompensas, por exemplo, quando o animal fica em silêncio quando você chega em casa ele ganha um petisco.

As dicas te ajudaram? Então já salva e manda para um amigo que está precisando.