Blog

Câncer Animal: Cuidados, Tratamentos e Prevenção

08 | abr - Postado por: summer

No Dia Mundial de Combate ao Câncer (08/04) é importante ressaltar sobre a responsabilidade que nós temos com a saúde do nosso animal. Assim como grande parte dos seres vivos, nossos amigos de quatro patas não estão imunes de desenvolver o câncer.

No caso deles, a atenção a esse tipo de doença deve ser redobrada pois a maior parte dos cânceres tem desenvolvimento assintomático, ou seja, não demonstram sintomas no início. 

Esse fator é agravado com a impossibilidade de comunicação entre pet e tutor, o que dificulta a identificação de que algo está errado. Contudo, há sinais que podem surgir e que o tutor deve estar atento.

Sintomas

Feridas que não cicatrizam

Caroços ou gânglios infartados

Partes do corpo inchadas

Fraqueza e apatia prolongada

Dificuldades em comer, respirar, urinar e evacuar

Sangramentos pelo corpo

Prevenção

A melhor forma de prevenção ao câncer em animais é a realização de check-ups regulares junto a um médico veterinário. Dessa forma, caso seja identificado um tumor maligno que ainda seja inicial e assintomático, as chances de cura são maiores.

Tratamento

Uma vez identificado o câncer, existem alguns tipos de tratamento de combate a ser escolhidos pelo médico veterinário que acompanha o caso, além de procedimentos cirúrgicos para remoção de tumores cancerígenos.

Abaixo listamos alguns deles:

Quimioterapia

Eletroquimioterapia

Imunoterapia

Radioterapia