

Blog

O temperamento dos cães pode ser muito parecido com o do humano, com emoções e sentimentos similares em algumas situações. É normal que eles passem, por exemplo, por tensões, alegrias, nervosismos e, inclusive, situações de medo durante a vida, o que pode tornar seu cachorro mais retraído e recluso em contextos diversos.
Você sabe quais situações mais provocam medo em seu cão? O Planet Dog alerta você sobre os 5 maiores medos caninos, confira:
Barulho: Fogos de artifícios, trovões, buzinas e até mesmo gritarias podem deixar seu cão com medo e tenso.
Carro: Apesar de vermos vários cachorros muito à vontade nas janelas dos automóveis, uma parcela considerável de pets não gosta nem um pouco desse veículo. Isso acontece porque, muitas vezes, os animais ‘’linkam’’ o carro com a visita a veterinários e aplicação de vacinas, fazendo com que fujam só de ouvir o som do motor.
Outros cães ou pessoas estranhas: Os cães podem ter muito medo de outros cães e pessoas com as quais não estão acostumados, por isso comumente escondendo-se atrás de seus donos buscando proteção.
Separação: A Síndrome de Ansiedade de Separação é real e uma das formas de medo que mais atingem os cães. Pelo medo de ficar sozinho, os cães podem adotar alguns comportamentos destrutivos, arranhando e roendo objetos, além de fazer xixi e cocô em lugares inapropriados.
De você: Esse é o pior medo que seu cão pode ter e o único que você pode evitar! Evite brigar de forma agressiva com seu cão ou de maneira abrupta. Repreenda-o, mas sempre com veemência, e não agressividade. É preciso ter atenção também com a linguagem corporal e níveis de estresse perto do cão.
Para acalmar seu cão, procure falar com ele em um tom calmo, deixando-o tranquilo e confortável. Procure chamar a atenção dele para outras coisas com petiscos e brinquedos, deixando-o à vontade para brincar.