

Blog

Você costuma oferecer o que está comendo para o seu cão? De fato, é difícil resistir àquele olhar que os pets fazem quando querem um pedacinho do que estamos comendo, não é mesmo?
Porém, em alguns casos, é essencial tomar cuidado. Os cães possuem necessidades nutricionais diferentes das nossas e, por isso, determinados alimentos oferecem grandes riscos à saúde do animal. Confira alguns deles:
Chocolate
Um vilão da saúde canina, o chocolate possui em sua composição o cacau, que contém uma substância denominada teobromina, a qual os cachorros são incapazes de digerir. Torna-se ainda pior quando o chocolate é mais escuro, e sua concentração de teobromina é bem maior. Basta algumas pequenas doses para que haja vômitos, diarreia e, em casos mais graves, convulsões e ataques cardíacos.
Cebola
Do mesmo modo, a cebola detém de uma substância que os cães não conseguem digerir. Denominado tiossulfato, ele penetra na corrente sanguínea do cachorro e altera a hemoglobina, consequentemente provocando a destruição dos glóbulos vermelhos. Como resultado, pode haver anemia, gastroenterite e letargia.
Noz de Macadâmia
A macadâmia é uma das variedades de castanhas mais tóxicas para os cachorros. Sua ingestão, por menor que seja, pode fomentar sintomas neurológicos como confusão mental, tremores e incapacidade temporária de movimentos.
Uva
Secas ou frescas, as uvas possuem uma substância, ainda desconhecida pelos médicos e veterinários, que obstrui a defesa de toxinas do corpo dos cães e pode gerar vômitos, desidratação, diarreia e insuficiência renal irreversível.
Ossos
Os ossos são um figura característica quando falamos dos dogs, porém os ossos de galinha e de porco, ao serem mastigados, podem virar pequenas lascas e perfurar o intestino dos cães, que podem ocasionar infecções generalizadas e até mesmo hemorragias. Portanto, procure dar um osso grande para que o seu amigão possa roer ao invés de engolir.
Se por eventualidade seu cão ingerir algum desses alimentos, procure um veterinário rapidamente.
Fique de olho em nossas redes sociais para outras dicas como essa!